Serviços informáticos e reparação electrónica

 

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Mudamos para as instalaçóes da Calçada da Ajuda nº 147, aguardamos a sua visita!

 

 

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Questões frequentes:

Queda de líquidos - O que fazer?

O que é a luz amarela ou YLOD nas PS3 /Xbox?

O que devo fazer para prevenir o YLOD / RLOD:

O meu equipamento é reparável?

O meu computador não dá imagem, não arranca, conseguem reparar?

Quero reparar o meu equipamento, mas tenho medo que o orçamento não compense a reparação

O meu disco rígido falhou, conseguem reparar os dados?

É possível reparar um LCD?

 

Nota: Todas estas informações são apenas reflexos da experiência das nossas reparações, não afirmando que tais factos são baseados em quaisquer estudos certificados a equipamentos de terceiros.

 

O meu equipamento é reparável?

Depende muito do estado do equipamento, na nossa experiência com os meios e capacidades adequados quase todos os equipamentos são reparáveis, os principais factores que ditam uma reparação com sucesso são:

  • A causa da avaria

  • O estado do equipamento

  • O custo dessa reparação

Por este motivo temos sempre que analisar o equipamento de forma a podermos afirmar se existe reparação.

 

Que garantias dão nas reparações?

As garantias que damos dependem muito do tipo de intervenção:

Reparação de equipamentos a nível de componente electrónico (motherboards, fontes de alimentação, etc) - 3 meses

Instalação de componentes informáticos / electrónicos em módulos (Discos rígidos, leitores de cd's completos, placas gráficas, etc) - 2 anos

 

O meu computador não dá imagem, não arranca, conseguem reparar?

Sim, na maioria dos casos conseguimos uma reparação com sucesso.

 

Nos computadores lidamos com:

  • Líquidos entornados
  • Curtos-circuitos
  • Substituição de componentes
  • Sobre-aquecimento
  • Danos físicos nas motherboards
  • Programação de BIOS / EPROMS
  • Tentativas de reparação anteriores
  • Etc.

 

Queda de líquidos - O que fazer?

Deixou cair Coca-Cola em cima do seu Macbook?

O seu portátil foi colocado sobre uma poça de água em cima da mesa?

Deixou cair a consola portátil dentro da piscina?

 

Tenha calma, esta situação é comum. Isto que dizer que irá ficar seu o seu equipamento? Não necessariamente. Caso siga os passos abaixo à risca tem grandes hipóteses de ter de volta o seu equipamento, incluindo os seus dados.

 

NOTA: Resista à tentação de ligar o seu equipamento após uma queda de líquidos.

Nunca tente ligar o seu equipamento sem este ser analisado por um técnico para limpeza interna e análise dos danos, caso contrário, ao tentar ligar o equipamento mesmo que seja só para ver se está a funcionar poderá causar danos irreversíveis. Isto é válido mesmo que o equipamento se encontre totalmente seco pois os compostos minerais da água e outros líquidos que produzem os curto-circuitos não se evaporam e podem à altura ter danificado algum componente vital.

 

O que fazer após queda de líquidos:

  1. Desligue o equipamento da tomada, caso a tomada também tenha algum liquido, desligue primeiro a energia no quadro electrico.

  2. Desligue imediatamente o equipamento caso ainda esteja ligado (pressione o botão de energia até este desligar.

  3. Retire a bateria se esse equipamento possuir uma.

  4. Vire o equipamento ao contrário e sacuda-o de forma a tentar tirar o máximo de liquido do seu interior e impedir que o mesmo se aloje mais no seu interior.

  5. Limpe os vestígios de liquido do exterior (teclado, botões, caixa etc.) com uma toalha ou papel de cozinha absorvente.

  6. Coloque o seu equipamento ao sol ou num local seco durante uma hora, por forma a secar o liquido entornado.

  7. Contacte-nos imediatamente!

  8. Envie-nos ou faça-nos chegar o equipamento o mais cedo possível de modo a que não ocorram corrosões no seu interior. Ao final de duas semanas é comum já se encontrar áreas afectadas pela corrosão dos minerais contidos no liquido entornado.

Os líquidos mais perigosos para um equipamento electrónico são os que contêm açúcar como café, refrigerantes como colas, sprite, ice tea, vinho, etc. Apesar disto a água de torneira ou engarrafada conhecida como água mineral é também extremamente prejudicial pois contém sais minerais que são óptimos condutores de electricidade.

À medida que o liquido vai secando os sais minerais vão se depositando, criando assim ainda mais hipótese de curto circuitos dentro de um equipamento. Apesar disto, é importante secar o equipamento pois o liquido pode atacar os materiais que constituem os componentes electrónicos.

 

 

O que é a luz amarela ou YLOD nas PS3 /Xbox?

O erro conhecido por "YLOD" ("Yellow Light of Death") ou RROD nas consolas PS3/Xbox é um sinal que algo está errado com a consola a nível de hardware. Por isto, é necessária sempre uma pré-revisão para se poder diagnosticar o que se passa realmente com o equipamento pois são várias as situações podem gerar este erro. 

Abaixo estão alguns dos exemplos que geram códigos de erro "YLOD" ou "RROD" nas consolas de jogos:

  • Problemas com o disco rígido

  • Problemas com a fonte de alimentação

  • Problemas de sobre-aquecimento e quebra de soldaduras

  • Componentes electrónicos danificados por calor / desgaste

  • Danos nos componentes devido a picos de corrente ou curtos-circuítos internos

  • Problemas a nível de software

Quaisquer problemas a nível físico resultam quase sempre na "luz amarela" (ou vermelha a piscar)

Apesar disto uma das principais avarias nas consolas PS3/Xbox tem a ver com problemas de aquecimento da zona gráfica/cpu. Neste problema, ocorre a falha das soldaduras da motherboard, onde ocorre a des-soldagem dos componentes através de micro-fissuras, acabando por estes falharem e em alguns casos ficam irreversívelmente danificados. Nestes componentes incluem-se as memórias, o chip gráfico, o cpu, etc.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Qual a razão do aquecimento do sistema?

O sistema aquece devido a vários factores, um dos principais é a falta de limpeza do equipamento nas vias de saída de ar, conjugada com o equipamento estar num local com restrição de ar, como armários ou gavetas. Outras poderão ser a perda de propriedades do composto térmico, que tem como função "transportar" o calor dos componentes para os sistemas de refrigeração, isto, quando aliado a um tipo de soldadura mais quebradiça, ao aumento das temperaturas externas e ao manuseamento do equipamento quando ainda está quente dá origem a um erro como o YLOD / RROD. Abaixo pode se observar um esquema que explica facilmente a função do composto térmico entre o CPU e o Cooler. É de salientar que estes sistemas são capaz de atingir no CPU / GPU uma temperatura de 250 a 350 graus célsius em poucos segundos caso não seja dissipado esse calor, acabando por danificar os componentes.

 

Prevenção de YLOD / RLOD:

Após reparação ou mesmo com uma consola que nunca teve nenhum problema deve ter alguns cuidados para desfrutar do seu equipamento durante mais tempo:

 

  • Evite ao máximo sobressaltos ou toques com a consola, especialmente se já esteve ligada durante algum período. Isto é de extrema importância, pois neste tipo de consola o seu interior fica extremamente quente, como explicado acima.

  • Não coloque a consola em locais com pouca ventilação como armários fechados ou pequenos, mesmo que a tivesse nesse local anteriormente.

  • Nunca coloque a mesma por cima de tecidos como camas ou sofás.

  • Nunca ligue e use a consola estando tapada por algo.

  • Evite ter a consola ligada durante longos períodos desnecessariamente pois irá provocar o desgaste interno mais rapidamente. (Ex. consola em exposição, jogos em pausa, etc.)

  • Deixe a consola descansar se estiver ligada mais do que 3-4 horas seguidas, fazendo um intervalo no mínimo de hora e meia.

  • Aspire as entradas de ar traseiras e de lado, pelo menos uma vez por mês.

  • Em locais com muitos picos de corrente ou quebras pode optar por uma UPS, irá compensar a longo prazo

 

 

Quero reparar o meu equipamento, mas tenho medo que o orçamento não compense a reparação

Os nossos serviços estão feitos de forma a que exista a máxima comunicação entre nós e o cliente. Primeiro verificamos o equipamento, depois orçamentamos e só com a sua ordem avançaremos com a reparação. Caso ache que o orçamento que damos não compensa a reparação, pode levantar o equipamento sem quaisquer custos para sí.

 

O meu disco rígido falhou, conseguem reparar os dados?

Na maioria dos casos sim, é uma questão de analisarmos os danos do seu disco rígido, os nossos serviços de recuperação são os mais em conta do mercado.

 

É possível reparar um LCD?

Em alguns casos sim, como a queda de liquidos ou curtos circuítos. LCD's partidos são quase sempre equipamentos sem reparação, mas nem todos os casos são irrecuperáveis.

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